COMO O SISTEMA FOTOVOLTAICO FUNCIONA?
- Os panéis solares absorvem a luz do Sol e produzem energia elétrica. As placas são conectadas entre si e este conjunto (string) conectados com o inversor de frequência.
- O inversor de frequência converte a energia gerada pelos painéis solares (Corrente Continua – CC) em energia elétrica (Corrente Alternada – CA) compatível com a fornecida pela distribuidora que é conectado ao painel de distribuição para ser usada em sua casa ou empresa.
- O painel de distribuição recebe a energia gerada do inversor e distribui para ser consumida por qualquer equipamento elétrico em sua casa ou empresa. O painel está interligado com o medidor bi-direcional da companhia.
- O medidor bi-direcional mede a energia que é consumida da companhia e a energia que é injetada na rede.
- A energia injetada na rede elétrica vira “créditos de energia” que podem ser consumidos em dias de pouca incidência solar ou nos períodos noturnos. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!
- Durante o dia, o sistema produz energia elétrica para consumo. Se a produção for maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica e gera “créditos de energia”.
- Durante a noite, quando o consumo é maior que a geração, pois o sistema não está gerando por falta de luz solar, a energia consumida vem da rede elétrica.
- Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você verá quanto de energia consumiu da companhia e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.
Passos para Geração Distribuída:
- Estudo de viabilidade técnico e econômico;
- Dimensionamento do sistema, especificação dos equipamentos;
- Aprovação do projeto na concessionária de energia;
- Instalação dos painéis e equipamentos;
- Ligação do sistema com a concessionária de energia.